sábado, março 26, 2011

Fotos De Canarios Belgas

3 Canarios Nevados(Amarelo dominante-vermelho dominante-Amarelo mosaico)

Canario Belga Salsa

Canario Vermelho Nevado

Canario Albino dominante

Canario Nevado amarelo

Canario Belga Salsa

Canario Belga Mosaico Vermelho

Canario Belga Vermelho intenso

Casal de canarios belga mosaico branco

Canario Belga Onix Vermelho intenso

Canario Belga Salsinha

Canario Belga Salsinha

Canario Belga Salsinha

Canario Belga Vermelho intenso

Canario Belga Albino

Gaiola e etc


  • Gaiolas : A escolha das gaiolas é fundamental para iniciar a criação. A gaiola ideal para a criação de canários deve possuir dimensões aproximadas de 60x40x30 cm, pois tem um espaço razoavel ao casal e sua cria, fora da estação de reprodução vai servir de voadeira. Devem ser retangulares, de arame galvanizado com grade divisória removível e suportes externos para bebedouros e comedouros todas tem que ser iguais ( padronizadas ) para facilitar o manuseio, com uma grade de piso antes da bandeja, isso para evitar o contato das aves com suas fezes. Cada gaiola exige uma série de utensílios, com poleiros, comedouros tipo meia-lua, bebedouros e banheiras. Estes devem ser, na medida do possível, padronizados ( também ), o que dá à criação um aspecto de capricho por parte do criador.


  • Acessórios e Utensílios : Com relação aos poleiros, sua espessura deve ser suficiente para que o pássaro os agarre sem ficar com os dedos muito abertos, nem encontrando um com o outro por baixo dos mesmos. Eles devem ser retirados e lavados e se possível, trocados a cada 15 dias. Os comedouros e bebedouros devem ser mantidos sempre bem limpos. Nos comedouros, peneirar 1 vez por semana para retirar o pó que acomula no fundo. Os bebedouros nunca deixar acomular ( limo ) uma crosta, coloca-los de molho em uma solução de 10 litros de água por 5 colheres de ( cloro ) depois lavar muito bem.

  • Recomendações

    A separação dos filhotes precocemente pode causar a sua morte prematura. Certifique-se de que estejam se alimentando sozinhos, observando seu comportamento com relação à água, sementes e farinhada. Quando solicitam insistentemente aos pais para que os alimentem é sinal de que, são dependentes.


  • Ao separar os filhotes procure não colocá-los juntos com pássaros de idades muito diferentes sugerimos que essa diferença não seja superior a 20 dias. É uma questão de competição e os mais velhos sempre levam a melhor.


  • A higienização do material: poleiros, grades, bandeja e do próprio cômodo deve ser executada periodicamente a fim de evitar a propagação de doenças. Recomendamos a leitura de artigos exclusivos a este fim.


  • A prevenção do desenvolvimento de ácaros, piolhos tipo "vermelhinhos" e insetos dentro do criadouro é fundamental e pode ser realizada de várias maneiras. A quarentena é a melhor maneira de se evitar problemas futuros. Recomendamos 30 dias de observação do exemplar antes do introduzi-lo no plantel.


    Um recado ao criador principiante
    Acima de tudo, criar canários é uma arte que requer dedicação e paciência. Porém existem pormenores que precisam ser encarados e superados com coragem, o criador principiante, devido ao entusiasmo que lhe é peculiar, toma determinadas atitudes que às vezes levam ao desestímulo, chegando até a desistência.

    Uma Ave Sudavel

    Como todo ser vivo, as necessidades de alimentos variam em função das fases da vida, da temperatura ambiente, do clima em que os canários vivem. Se estão em muda; a troca de penas é um processo extremamente penoso e crítico para os pássaros, exigindo elementos nutritivos especiais, suas necessidades são diferentes, por exemplo, da pós-muda, quando estão aguardando a nova estação de cria, se exercitando nas voadeiras, cantando, brigando entre si. Durante a reprodução, a cria dos filhotes exige muito das fêmeas, que se estressam e ficam mais vulneráveis às doenças oportunistas.



    Podemos dividir em três, as fases em que os canários têm necessidades de alimentação distintas: Reprodução, Período de Muda e Repouso.

  • Reprodução : A recomendação para nossos canários é que neste período, os teores de Proteínas sejam mais elevados devido às necessidades dos filhotes, e os teores de Carboidratos e Lipídeos sejam menores, pois assim os canários serão levados à ingerir mais alimentos para atender as suas necessidades calóricas.


  • Muda : Nesse período, as gorduras são mais desejadas, pelo efeito positivo sobre a formação das penas, e deposição de lipocromo. Os grãos escuros ( colza, niger, linhaça, cânhamo ), usados sempre com parcimônia, devido aos altos teores de gordura em suas composições.


  • Repouso : Neste período, quando as Proteínas são menos necessárias, as Energias feverão ter seus teores elevados ( Carboidrados e Lipídios ).




  • Verduras : Fornecer verduras e legumes, tais como almeirão, couve, jiló, chicória e pepino... são muito úteis como complemento alimentar especialmente na época da muda de penas. As verduras são ricas em várias vitaminas além de ajudar o bom funcionamento do intestino. Usá-las com parcimônia e levar em conta que um canário pesa por volta de 10 a 15 gramas, não deve comer uma folha inteira de couve ou almeirão.



  • Padronize sua alimentação e desde que esteja dando certo não mude. Existem milhares de fórmulas de farinhadas. Você acabará adotando a sua própria de acordo com suas conveniências. No mais, sucesso na próximo estação.


  • Ovos : Fornecer duas vezes por semana ovos cozidos. São ricos em vitamina E e Proteína.


  • Areia : Nós criadores sabemos que as aves em geral não possuem dentes, como nos canários o processo de digestão ocorre quando os músculos da moela se contraem triturando os grãos de alimento ingeridos, é nesse processo que a areia desempenha um papel fundamental. É a areia que permite que a "trituragem" que antecede à digestão se proceda de maneira completa, permitindo que a ave possa extrair do alimento todo o seu valor nutritivo. A areia que é ingerida pela ave vai para moela, fazendo as vezes dos dentes, ajudando a triturar e facilitando a digestão dos alimentos. Por esta razão o canário deve sempre ter à sua disposição uma quantidade de areia grossa, lavada e peneirada, se possível esterilizada e seca ao sol, pode-se acrescentar junto desta areia a casca de ovo que pode ser fervida e moída ou triturada no liqüidificador após secar ao sol por alguns dias, a casca não deve ser triturada muito no liquidificador para evitar que vire pó, e que fique num tamanho em que o canário possa escolher, onde junto com a areia irá na moela. A casca de ovo é uma rica fonte de cálcio o qual é indispensável para a vida das aves. A areia deve permanecer diariamente pois as aves saberão quanto e quando se alimentar.


  • Água : Como em todos os seres vivos a maior parte que constitue o corpo é água, como não poderia de ser os canários também possuem água em seu corpo 60%. Uma ave pode ficar sem comer e perder suas gorduras e proteínas e ainda sobreviverá, enquanto que a perca de 15% de água resultará em sua morte.
    Os canários deve ter a sua disposição um pote de água para beber e outro para se banhar. A água a ser fornecida para o consumo da ave deve ser fresca e limpa, livre de impurezas.
    A água é um dos alimentos que não há substituto, ele só vai ingerir aquela, por este motivo quando tiver de administrar remédios e vitaminas faz-se por via desta, pois a ave será obrigada a ingerir. No organismo da ave se faz necessário pois a mesma transporta materiais de uma parte do corpo para outra e executa funções importantes na regulação da temperatura do organismo dos canários. A quantidade de água a ser consumida pelos canários em relação aos alimentos chega a ser numa proporção de 3 partes de água para uma parte de alimento ingerido.
    A água deve ser trocada todos os dias, evitando assim o acumulo de limo nos bebedouros que é prejudicial a ave, evite que fiquem expostos aos raios solares, porque a água esquenta e pode causar diarréia as aves.
    Quanto a água de beber em viveiros e voadeiras estas devem ser colocadas do lado externo como nas gaiolas, se não for possível é aconselhável que não se coloque as vasilhas debaixo dos poleiros, para evitar que as aves defequem dentro dos bebedouros, podendo contaminar a água. Quando ho


  • Um pássaro saudável não fica com restos de comida ou sujeira no bico, pés e principalmente nas penas.


  • Durante o dia não fica embolado, nem com a cabeça debaixo da asa.


  • Fora da época da muda, a plumagem está sempre perfeita.


  • Uma ave com boa saúde dificilmente fica parada no mesmo poleiro.




  • Quando não estão doentes, os pássaros gostam de tomar banhos, não se importando com a temperatura ambiente.

  • Pegando uma ave saudável na mão, você não perceberá a ossatura no peito, e a pele do abdômen terá cor normal, sem pontos pretos ou arroxeados.


  • A respiração é normal e o pássaro sadio não fica ofegante depois de voar.


  • As asas são simétricas e descansam naturalmente sobre o corpo.


  • Os olhos permanecem sempre abertos e as penas não são arrepiadas.


  • É possível perceber a vivacidade de um pássaro sadio; os doentes ficam geralmente amuados e quietos.

  • uver excesso de cloro na água ( notável pelo cheiro forte e pelo paladar ), deve-se fervê-la.

    Principais Vitaminas que voce pode dar ao seu canario belga

    As vitaminas são imprescindíveis para a manutenção do perfeito funcionamento do organismo. Elas favorecem a assimilação dos alimentos, são importantes para o crescimento e para a fertilidade. Influem na plumagem e na resistência orgânica. Cada vitamina é responsável por uma função específica, e a carência de uma delas gera problemas que afetam todo o organismo.


  • Vitamina A : Essencialmente para o crescimento da ave atua sobre a audição, visão e o equilíbrio da ave.
    Encontra-se nas verduras, na casca de maçã, cenoura, gema de ovo e no óleo de fígado de bacalhau.



  • Vitamina B : Atua no sistema nervoso, previne doenças do fígado, rins e coração.
    Encontra-se na levedura de cerveja, trigo, cascas das sementes, verduras, gema de ovo, tomate.



  • Vitamina B1 : Atua no desenvolvimento muscular, sistema nervoso, postura e desenvolvimento do embrião.
    Encontra-se na maçã, gema de ovo.



  • Vitamina B2 : Atua nos ovos, dando maior fertilidade, crescimento dos filhotes e sistema nervoso, a falta pode causar raquitismo e o peso baixo.
    Encontra-se no alpiste, gema de ovo, leite, óleo de fígado de bacalhau.



  • Vitamina B3 : Fortifica e mantem a textura da pele.
    Encontra-se na gema de ovo e nas sementes.



  • Vitamina B6 : Atua sobre o fígado, sistema nervoso, crescimento e a pele.
    Encontra-se nos cereais, almerião e gema de ovo.



  • Vitamina B12 : Necessária no crescimento e nascimento dos filhotes.
    Encontra-se nos complexos vitaminicos como: farinha de peixe, complexo B, Vitamina A, Daiamineral, Gerval em pó e Terragran.



  • Vitamina C : Previne das enfermidades infecciosas no aparelho respiratório.
    Encontra-se nas frutas frescas, alimento verde.



  • Vitamina D : Atua na boa formação ossea, combate o raquitismo.
    Encontra-se na natureza através dos raios solares, no óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e verduras.



  • Vitamina E : Atua na reprodução, ajudando numa boa fecundação dos ovos.
    Encontra-se no óleo de germe de trigo, gema de ovo e verduras.



  • Cálcio : Um forte componente para a formação e reforço do esqueleto, e do aparelho reprodutor das fêmeas.
    Encontra-se no osso de ciba, farinha de ostra e nos ossos de peixe.

  • Sementes que vooc pode Colocar para os Canarios


  • Alpiste : Como já sabemos o alpiste é a principal semente usada na dieta do canário, deve entrar na mistura com, pelo menos, 60% do total. Sua composição é rica em proteínas, hidrato de carbono, lipídios, vitaminas B1 e E, etc. Os hidratos de carbono produzem calorias, mantendo a saúde da ave, facilitando a digestão.


  • Aveia : É um excelente provedor de energia, muito rico em amido, e especialmente rico em lisina e cistina, dois dos principais aminoácidos essenciais. Deve ser utilizada no balanceamento da mistura como o principal provedor de Carboidratos exercendo ação benéfica sobre o aparelho digestivo, semelhante ao grão de trigo e arroz com casca. O risco desta semente é a alta manifestação de fungos e outras formas de vida indesejáveis, que podem causar sérios danos à saúde dos pássaros.


  • Colza : Uma semente rica em proteínas, ótima para o desenvolvimento da glândula tireóide, músculos, penas, vísceras, tendões, possui ainda hidrato de carbono, vitaminas, uma semente oleosa e gordurosa, semente de cor escura, em forma de esfera.


  • Níger : Uma semente muito apreciada pelo nossos pássaros, tem elevado teor de Proteínas e Gorduras, como a colza esta também é uma semente escura e comprida, é recomendada mais na época de criação mas podendo ser fornecida o ano todo, também possui bastante óleo, sendo um bom fortificante das matérias corantes dos canários.


  • Linhaça : Também é bastante oleosa, rica em proteínas, é recomendada ser fornecida as aves na época de muda de pena, pois acentua o brilho das penas.


  • Nabão : É utilizado também nos canários de canto, uma semente macia, é bem oleosa, rica em gordura e hidrato de carbono.



    Proteínas X Carboidratos X Lipídeos



  • Proteinas : São compostos nitrogenados, absolutamente necessários aos processos metabólicos de crescimento, reposição de tecido, formação de matéria viva, massa muscular, esqueleto, muda de penas, etc. Suas necessidades em períodos de repouso são críticas para o sucesso da criação.


  • Carboidratos : São os provedores de energia para o organismo, sendo necessários para prover calor, fazer funcionar o organismo, enfim, é o combustível da máquina chamada Canário.


  • Lipídios : São as gorduras, ( graxas ou Extrato de etéreo ). São compostos com alta carga de energia ( 2,25 vezes mais que os carboidratos ). É em forma de gordura que as aves e os outros animais armazenam energia no corpo para atender às situações de carência alimentar.

  • Historinha do Canario Belga

    Os canários, são originários das Ilhas Canárias, situada ao Noroeste da África, depois de sofrerem várias modificações e transformações, tanto no porte e na cor, se tornaram uma ave doméstica. Para iniciar uma criação temos que pensar onde será instalado o criadouro, que poderá ser em qualquer canto sossegado da sua casa desde que não haja mudanças bruscas de temperatura nem correntes de ar. O ideal seria num quarto só para os canários. Caso esse local não bata sol, coloque uma lâmpada fluorescente. Para você ter sucesso na sua criação, todos os procedimentos como iluminação, local, as gaiolas, o casal ( matrizes ), filhotes, tudo isso é muito bonito, mas o que fará com que tenha realmente sucesso é a higiene ( limpeza ). Não descuide desse item, manter limpo o local onde ficam as gaiolas, os poleiros, a alimentação. Sendo assim só terá pássaros sadios sem problema de doenças.